Compartilhe todo o amor que existe no seu coração.

COMO ADOTAR

1 - Documentação

Dentro do site do Tribunal de Justiça (TJ) da sua região, acesse o Cadastro Único Informatizado de Adoção e Abrigo – CUIDA. Em Santa Catarina o endereço é nesse link e você confere os todos  documentos que são necessários reunir e levar até o Tribunal de Justiça. Alguns até podem ser retirados pelo site.

2 – Entrevista

Para a entrega dos documentos no TJ, é preciso marcar uma entrevista inicial neste órgão, durante a qual também é definido o perfil da criança que se pretende adotar (idade, sexo, etc.) e preenchida uma ficha de inscrição para uma avaliação inicial.

3 – Curso preparatório

Após a entrevista, os pretendentes à adoção devem passar por um curso obrigatório de preparação, com duração aproximada de um mês (em geral, são quatro encontros – um por semana). O curso explica como funciona todo o processo de adoção, permite tirar dúvidas e oferece um certificado de conclusão.

4 – Entrevista aprofundada

Concluído o curso preparatório, os pretendentes à adoção são convidados para uma entrevista mais aprofundada com uma equipe de psicólogos e assistentes sociais.

5 – Visita à residência

Feita a entrevista, um dos profissionais da equipe visita a residência dos pretendentes à adoção para verificar as condições de recebimento da criança.

6 – Avaliação judicial

A partir da entrevista aprofundada e da visita residencial, os profissionais (psicólogos e assistentes sociais) fazem um relatório, enviado à justiça para avaliação e sentença positiva ou negativa.

7 – Recepção da criança

Se a sentença da justiça for positiva, é hora de ficar tranquilo e preparar-se para receber a criança adotada.

Atenção: Esse processo pode variar um pouco entre as diversas regiões do Brasil, assim como o tempo de espera entre cada etapa, a depender ainda das característica da criança escolhida e da demanda.